quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Página 23 do Livro: Históriasde

Quitéria
Cuidado, João. Cuidado com essas palavras! Você tem duas em casa!
Júlia
O João, desde cedo estimulou o Joca para o namoro...
Quitéria
Isso é um absurdo, um atentado contra a criança! Nenhum pai ou responsável pela formação da criança, pode estimular o namoro precocemente. Cada indivíduo deve aflorar esse desejo
naturalmente e não forçosamente... No mínimo, ele forçou isso no filho para que ninguém começasse a chamá-lo de bicha, não foi?
Narrador
João sorriu sem graça.
Quitéria
Infelizmente, meu irmão, ainda encontramos muitas pessoas assim como você! Depois reclamam que os filhos não têm responsabilidade, em deixarem os filhos largados com as suas
namoradas!
Júlia
A mãe do Juca, uma tal de Inês, é uma perdida! Já deve ter uns sete filhos – cada um de pai diferente! Eu e o João tivemos que pegar o Juca para criar, porque ela deixava o menino sozinho – lá no barraco cheio de ratos, e depois ia para as danceterias e esses bailes funk... Inclusive me disseram que ela usa droga.
Quitéria
Que coisa terrível, Júlia! E o Joca será que também não está usando?
João
Tá nada!
Júlia
Eu acho que ele está começando a usar. Ele tem muito sono de dia, uma mudança de humor, e às vezes fica isolado pelos cantos.
João
Isso é coisa de jovem – depois tudo isso passa!
Júlia
João, você entende muito é de futebol! Mas é isso aí Quitéria... Ultimamente, ele tem chegado de madrugada, e às vezes nem aparece!
Quitéria
E ele não trabalha, Júlia?
Júlia
Trabalhar como Quitéria? Até pra pessoa normal, saudável e com estudo tá difícil emprego. Você imagina pra ele que nem estudo tem!
Quitéria
É verdade Júlia. Não é à toa que aumentou muito o número de vendedores ambulantes. E a prefeitura, impiedosamente manda os guardas municipais atacarem as mercadorias dos camelôs. Eu fico morrendo de pena desse pessoal... É claro que no meio dos camelôs, têm uns que não precisam – porém, uma boa parte só está na situação de camelô porque não consegue emprego. O Gilberto, por exemplo, não conseguiu emprego por aqui, e teve de ir trabalhar lá nos Estados Unidos como clandestino.
Júlia
E aí, ele tá gostando?
Quitéria
Ele está preocupado com essa onda de terrorismo que está ocorrendo por lá. Ele foi antes daqueles ataques às Torres Gêmeas de Nova Iorque, lembra?                                                       23

Nenhum comentário: