domingo, 9 de agosto de 2015

Página 115 do Livro: Histórias de Barth Junior,etc


Flávia
Cruz credo!
Professora Guida
Vocês sabiam que esses jovens que estão encarcerados foram os que abandonaram as escolas cedo, a maioria deles? São os que detestavam estudar!
Fernando
Ih, tia, eu não vou virar bandido não! Eu não quero morrer cedo!
Professora Guida
Eu estou dizendo isso, meu filho, não é para amedrontá-lo. É a realidade atual! Todos que abandonam a escola cedo, antes da adolescência – com exceção dos atletas, modelos de
passarela e alguns privilegiados – que tem como se sustentar honestamente, acabam indo para o mundo do crime!
Everaldo
Pô, ô Fernando, se tu é índio, por que não vive na floresta?
Fernando
Meu pai foi morto pelos fazendeiros que tomaram as terras que pertenciam a minha raça, e então a minha mãe me levou para a cidade e me entregou a um casal de branco para cuidar de mim, quando eu estava com 11 meses!
Sônia
Você morava na Floresta Amazônica?
Fernando
Era sim!
Flávia
Você não tem vontade de voltar pra lá e viver com sua mãe verdadeira?
Fernando
A minha mãe índia foi morta pelos fazendeiros. Eles estão acabando com a minha família!
Narrador
Todos ficaram em silêncio, refletindo.
Professora Guida
Tem muita coisa errada naquela região...
Hélio
Tia, eu gosto muito de você, mas só tem uma coisa que eu não gosto!
Professora Guida
O que, quando eu deixo sem recreio?
Hélio
Quando você obriga todo mundo a seguir o seu deus da Bíblia!
Professora Guida
Mas meu filho, todo mundo tem de seguir Deus e o seu filho Jesus Cristo... Bem como: Nossa Senhora, São Jorge, Santo Expedito, São Sebastião, São Lázaro, Nossa Senhora de Fátima,
Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, Santa Edwiges...
Sabrina
É muito santo não é tia?
Guida
Nem tanto, meu bem! Tem religião que tem muito mais deuses do que a Católica!
Hélio
Tia eu pertenço à religião do Candomblé; e a minha mãe Victória... Hei, tia – por que está balançando a cabeça?
Professora Guida
Ai, isso não é religião, não. É uma seita criada pelos primitivos africanos!                                                                                 115

Nenhum comentário: