sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Marquinho
Tio, onde estão a Jamille e o Juca?
João
Eles estavam na casa da avó, mas já estão vindos... Têm uns balanços, ai no quintal, vocês podem ir pra lá, se quiserem!
Narrador
As crianças saem da sala e, Juliana continua à conversa com o seu tio João.
Juliana
Qual o alimento que o senhor mais consome?
João
Carne, eu adoro carne! Gosto de linguiça de porco, mocotó, mortadela, carne seca no feijão, salaminho... Hum, fico logo com água na boca quando me lembro daquela máquina de
churrasco grego de carne mal passada e enrolada, que era vendida nas ruas... Como eu comia!
Juliana
Essas comidas vendidas nas ruas, deve ter muito cuidado tio. O senhor deve prestar muito a atenção com a higiene. Procure observar se o vendedor está em contato com o dinheiro – cheio
de micróbios, e o alimento ao mesmo tempo!
Quitéria
O dinheiro não se pode lavar, literalmente, portanto, o certo é ter no mínimo duas pessoas: uma pra receber o dinheiro e a outra para manusear exclusivamente o alimento!
Juliana
Quando se entra nessas pastelarias que vendem caldo de cana, tem que observar se a pessoa que pega a cana para passar na máquina, também pega em dinheiro... Já pensou a quantidade de
micróbio que vem inserido naquele caldo geladinho de cana!?
João
As pessoas têm a vida tão agitadas, que não tem tempo pra higiene, minha sobrinha!
Quitéria
Mas, tem tempo para correr depois pro hospital e para a farmácia por causa da dor de barriga!
João
Tá vendo, da onde eu aprendi as ironias?
Juliana
O senhor não passa mal, comendo essa quantidade de carne?
João
O médico me mandou reduzir o máximo, esses alimentos, mas é muito ruim de eu obedece-lo!
Quitéria
Não sei pra que pessoa como você, procura médico quando adoece! Se eu fosse médico e se viesse esse pessoal igual a você, se queixando de doença por causa do cigarro, da bebida e da
ingestão exagerada de carne, eu botava novamente no rabo da fila!
João
Há!Ha!Ha! Com uma irmã dessa, quem precisa de inimigo?
Quitéria
Eu atenderia primeiro os que realmente estivessem interessados em viver com saúde e, não esses que estão se suicidando em doses homeopáticas! Você precisa ler o Nosso Lar!
João
Ah, que bobagem! Todos nós iremos para o buraco mesmo!
Quitéria
Mas, enquanto esse dia não chegar, nós devemos ter o compromisso de cuidar da nossa saúde e, assim não lotar os hospitais públicos e nem encher o saco dos nossos médicos! (810)

Nenhum comentário: