quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mensagem número 33 do Arcanjo (A lingua Universal, parte I )

A Língua Universal, parte I -início)


Olá, hoje falarei de algo realmente mundial. Voces já imaginaram andar em qualquer país do planeta Terra e poder se comunicar com os seus habitantes? Seja na Índia, Nova Zelândia, Estados Unidos, China, Japão, Arábia Saudita, Israel, etc? Seria ótimo, não é?

Não precisar aprender uma porção de língua, afinal, nascemos com apenas uma língua, não é verdade? Então, mas, que língua seria essa? Seria o Chinês Mandarim (a língua mais falada do mundo)? O inglês, a língua das grandes potências do mundo? O russo (da potência militar da Federação Russa)? O hebraico, onde é afirmado no livro produzido pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová: "O Reino de Deus- Nosso Iminente Governo Mundial, publicado pela Sociedade Torre de Vigia de Brooklin _EUA, 1977 1ª edição em português, que a língua mundial será a hebraica, falada há milhares de anos (atrás)? Em plena era da Informática, usar uma língua antiquíssima, não seria inviável!

Mas, que língua seria essa?

A língua é o Esperanto. Uma língua neutra que não foi criada e nem imposta por nenhuma nação rica ou pobre. Nenhuma potência militar, econômica ou religiosa.

O Esperanto foi criado pelo sábio polonês Lázaro Luiz Zamenhof, nascido em Bialystok, Polônia Russa, em 15 de dezembro de 1859.

Conhecedor do hebraico, latim, grego e de numerosas línguas modernas, Lázaro Luiz Zamenhof nela se baseando, conseguiu com rara mestria, após gigantesco trabalho só possível a verdadeiros predestinados criar a língua com características, estilo e espírito próprios, viva, simples e extremamente rica. Foi publicado em 14 de Julho de 1887.

O grande Lázaro Luiz Zamenhof custeou toda a sua publicação porque houve boicote das editoras. Porém, nem por isso deixou de repercutir mundialmente. Hoje, a própria ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece o Esperanto como língua oficial, peublicando trabalho nesse idioma. Também já é uma língua mundialmente eletrônica ( Google e Wikipédia utilizam o Esperanto).

Bem, Lázaro Luiz Zamenhof ao criar o Esperanto tinha em mente auxiliar todos os povos da Terra a estreitar as suas relações comerciais e sociais.


Observação: Amanhã, será reproduzido a página 924 do livro /romance : HISTÓRIAS DE BARTH JÚNIOR, ETC (onde alguns personagens falam do Esperanto), sendo a finalização de: A língua Universal, parte II (final).


E-mail: historiasdebarthjunioretc@gmail.com


Blog:www.clickdoarcanjo.blogspot.com



Mensagem número 33 do Arcanjo ( 02 de fevereiro de 2012)



Pode ser reproduzido livremente na íntegra.

Nenhum comentário: