Personagens ( reunião de pais. Escola Joaquiim José da Silva Xavier)
Romilda
É isso mesmo!
Temos de cultivar e tratar bem os nossos jardins para que a praga não os ataque!
Onorina
Olha só o cabelo da Romilda, que horror!
Líliam
Ah, quero aproveitar a presença do nosso representante da Secretaria de Educação, o senhor Alexandre Nogueira, e comunicar que estou recebendo muitas reclamações sobre motoristas de ônibus que não estão respeitando o passe livre dos meus alunos. Aqui estão as empresas e os nomes dos motoristas!
Senhor Alexandre
Vamos chamar a atenção dessas empresas e, se for o caso, tiraremos suas concessões! O nosso prefeito não apoia covardia com criança!
Narrador
As pessoas aplaudem. Líliam aproveita e bebe água mineral.
Lìliam
Adoro água mineral... Quem não gosta, não é? Por isso, eu reivindiquei ao nosso prefeito, bebedouros de garrafão de água mineral para todos.
Nessa escola, não é só os professores que tem direito de tomarem água mineral, as crianças também tomam!
Julieta
Pega lá, Onorina, um copo de água pra mim!
Líliam
Eu nunca apreciei esses bebedouros de pressão – não são nada higiênicos! Alguns alunos metiam a boca e, até chupavam pelo bico!
Julieta
Tem alguém roncando por aqui...
Aerdna
É a tua amiga Romilda!
Julieta
Espera aí que vou acordar ela.
Narrador
Algumas pessoas criticam a atitude de Romilda, por estar dormindo em plena reunião; não prestando atenção nas palavras da diretora Líliam.
Líliam
Por favor, gente, deixe a Romilda em paz. Ela é uma heroína! Lava, passa, cozinha, arruma a casa, toma conta da mãe, que está adoentada. Toma conta dos filhos e ensina os deveres de casa... E ainda encontrou um tempinho para nos prestigiar nessa reunião!
Narrador
Julieta ao ouvir as palavras de Líliam, retorna ao seu lugar. Ninguém mais ousou pensar mal de Romilda!
Líliam
É, realmente, o nosso representante da Secretaria de Educação está certíssimo quando chama esse ato dos motoristas de covardia! Quando o motorista fecha a porta no rosto do aluno, ele priva-o da chance de ter um futuro melhor!
Eriton
Um dia desses, um garotinho prendeu o pé na porta e, começou a bater. O motorista ainda ficou com a cara feia pro menino!
Victória
Eles fazem isso, porque não são os filhos deles! (964)
Reprodução da página 964 do livro romance: Histórias de Barth Júnior, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário