sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mensagem número 208 do Arcanjo


Personagens do livro Histórias de Barth Júnior, etc (página 415) -27/07/2012
Hilda
Agora é só continuar firme nesse propósito para que não haja recaída!
Noêmia
Não sou mulher de voltar atrás nas minhas decisões!
Narrador
Uma semana depois.
Florinda, esposa de Moacir estava lavando a louça do café da manhã. O telefone toca.
Florinda
Droga de pia, agora é a outra que está pingando... Quem será que está ligando? Será o cobrador, ou o vizinho ao lado querendo receber o dinheiro que ele me emprestou no ano passado?... Ai, meu Deus! Não aguento mais essa vida de miséria!
Narrador
Florinda era uma mulher alta, de 46 anos, pele clara, cabelos negros – graças a tintura Márcia. Possuía uns belos olhos castanhos escuros.
Foi gerente de um supermercado – que por circunstância desconhecida, foi demitida, não recebendo nenhuma indenização.
Florinda
Alô... Ai, meu Deus, de novo?... Não, eu não posso pagar amanhã, meu bem, estou desempregada... Eu sei perfeitamente que depois de 60 dias de atraso a gente tem a linha cortada! Não se aborreça comigo porque eu ajudo a manter o seu emprego. Se todos pagarem no dia do vencimento, a empresa telefônica não precisará mais de vocês, não é verdade?... Não querido, a sua empresa não perde nada porque se eu atrasar, pago juros... Juros bem salgados, diga-se de passagem!... Não querido, não estou de deboche! Somos nós, os devedores atrasados que damos um lucro extra a sua empresa, e, portanto tenha mais respeito para conosco. Nós não somos desonestos, apenas não temos como pagar no dia do vencimento. Tenha um bom dia!
Narrador
Nesse instante a campainha toca na quitinete de Florinda.
Florinda
Quem será?
Narrador
Florinda olha pelo olho mágico e fica aliviada.
Florinda
Olá, vamos entrando... Não reparem a bagunça, minhas amigas!
Narrador
Hilda e Noêmia cumprimentam Florinda.
Florinda
Ai que bom que vocês não me esqueceram. Por que vocês sabem, na época de crise, os amigos desaparecem. Ninguém quer saber de gente desempregada e passando aperto. Ninguém convida pra almoçar, jantar...
Hilda
Nós só viemos te fazer uma visita, não se preocupe, Florinda!
Florinda
Eu não convido vocês para tomarem um café, porque acabou. Foi a conta! Aliás, tudo aqui nessa casa, acabou! A única coisa que tem na geladeira é água. Vocês aceitam?
Hilda
Aceito sim, querida!
(415)

Nenhum comentário: