segunda-feira, 26 de março de 2012

Mensagem número 86 do Arcanjo

Personagens do livro romance Histórias de Barth Júnior, etc (26/03/2012)

Ricardo

Que pessoas espetaculares! Tanto ele quanto ela – parecem duas pinturas perfeitas; e como se isso não bastasse, demonstram grande bondade que dificilmente alguém da cor deles teria pra gente assim da minha... É, essas quatro crianças tiveram muita sorte deles terem cruzados os seus caminhos. Quantos menores de rua não gostariam de estarem no lugar deles! – Por não terem chance nenhuma, acabam entrando no mundo das drogas, da prostituição e da marginalidade. Tomara a Deus que esse belo gesto deles, faça surgir nesse país muitos “Gilbertos e muitas Julianas” – talvez assim reduza a criminalidade nesse país!

Marquinho

A vovó está cochilando!

Ricardo

Eu também não pude me queixar. Tive uma mãe de criação que foi razoavelmente boa para mim... Pelo menos não me deixou largado na rua...

Narrador

Algumas gotas de lágrimas molham o rosto de Ricardo.

Ricardo

Quem seriam meus pais biológicos, e por que eles me abandonaram... Por que não me quiseram? Naturalmente, eu tenho pai ou mãe branca e um deles me rejeitou... Ahhh são tantas perguntas e nenhuma resposta... Minha mãe de criação nunca me respondeu! De qualquer forma, eu faço muito sucesso com esses meus olhos – todos pensam que são lentes!

Gilberto

Por gentileza, entre nessa rua, a casa é aquela branca da esquina, OK?

Narrador

Ricardo responde afirmativamente.

Ricardo

Ele está me tratando sem nenhuma frescura. Nem parece esses políticos pilantras que nos tratam como se a gente fosse lixo! Aliás, não existia nada mais constrangedor do que na época de campanha política quando eu era obrigado a subir morro com aquele vigarista do prefeito – sempre de sorriso aberto e apertando a mão dos ingênuos favelados e que deixavam se vender por simples saco de cimento, tijolos e asfaltozinho vagabundo, nas principais ruelas! Quando estávamos a sós, dizia que a única coisa que gostava dos favelados, era o voto deles... Eu nunca votei nele!

Narrador

Ricardo pára em frente à residência da extensa família.

Juliana

A vizinhança está dormindo, não façam barulho crianças!

Gilberto

Ajude-nos a levar esses pacotes para dentro, crianças!

Como você se chama?

Ricardo

Ricardo, senhor!

Gilberto

Nada de formalidade, me chame de Gilberto, Ok?

Narrador

Pouco depois –

Gilberto

Isso aqui é para você, Ricardo!

Ricardo

Não precisa se incomodar, foi uma honra para mim, conduzi-los! (81)


Nenhum comentário: