quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mensagem número 226 do Arcanjo

Personagens do livro Histórias de Barth Júnior, etc (página 270) - 14/08/2012
Cecília
Por que você fala “10 real”?
Darlan
Todo camelô fala assim, moça!
Cecília
Nem todos, meu bem! Procure utilizar o plural adequadamente... Você está estudando?
Darlan
Não, eu não posso estudar; tenho de ajudar a minha mãe!
Cecília
Você não tem pai?
Darlan
Meu pai abandonou minha mãe depois que ela sofreu um derrame e ficou sem as pernas... “Somu 5 irmão”; sou o mais velho!
Narrador
Cecília ficou pensativa
Cecília
Eu quero 4 sanduíches... Te darei 10 reais, entendeu? Seu sanduíche vale 3 reais e não “3 real” – Ok?
Darlan
A senhora é professora?
Cecília
Sou!
Darlan
Eu gostaria tanto de estudar e de falar bonito; de ler e de não pegar mais ônibus errado! Eu fico triste de ver uma porção de gente lendo jornal na banca. Eu não sei nada do que está escrito!
Cecília
Tem muitas pessoas que sabem o que está escrito e não compreendem nada; são os analfabetos funcionais!
Narrador
Darlan ficou observando Cecília; sem compreender direito as suas palavras.
Cecília
Bia vai chamar o teu pai, manda ele vir se não eu traço o “sanduba” dele!
Narrador
Bia vai ao encontro do pai; ele estava uns 200 metros de distância se exercitando. Cecília continuava conversando com Darlan.
Darlan
Obrigado senhora, muito obrigado! Eu vou sim! Todos os dias... Obrigado, tchau!
Bia
Anda pai, se não já sabe não é? Ela está mais faminta do que nos outros dias... Olha pai, o garoto do sanduíche; ele está falando direitinho!
Darlan
Olha o sanduíche natural, só paga 3 reais! Levando 4 só paga 10 reais!...
Bia
Mãe, que delícia!
Cecília
Ele me disse que é a mãe dele que faz os sanduíches e que eu podia comer sossegada que ela era muito limpa... Que usava touca e luva toda vez que mexia com comida!
Bia
Pai vem comer o seu sanduíche! (270)

Nenhum comentário: