sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mensagem número 236 do Arcanjo

Personagens do livro Histórias de Barth Júnior, etc (página 307) 24 / 08 / 2012
Noêmia
Teve uma outra empregada que estava querendo receber pelo menos 1 salário mínimo, e abrindo mão da carteira assinada...
Hilda
Noêmia, minha querida, quanto você acha que vale uma empregada honesta, prestativa e dedicada? De que adianta você dispensar uma funcionária honesta, de confiança – só por causa de uma economia boba de alguns reais? Isso você pode conseguir trocando os seus xampus importados, seus cremes, seus perfumes, seus desodorantes, etc, por produtos brasileiros!
Noêmia
Eu não posso abrir mão da minha vaidade!
Hilda
Tem muita gente que não deseja abrir mão de alguns prazeres supérfluos em troca dos seus colaboradores. Gastam fortunas com jantares, festas e viagens suntuosas; e não querem pagar um salário descente aos seus empregados... Você precisa reconhecer a importância da empregada doméstica. Nós, as patroas, devemos tratá-las com todo o respeito. Elas são heroínas; trabalham em nossas casas e depois nas suas!
Noêmia
Eu tive uma que assim que entrava no meu apartamento, impregnava-o com aqueles perfumes e desodorantes fortes e fedorentos comprados nesses camelôs da vida... Ai, me dá até náuseas só em lembrar aqueles desodorantes horrorosos da Solange!
Hilda
Realmente, têm muitos desodorantes fortes e enjoativos por aí. Quando vou as Drogarias, dou preferência ao Nívea, ao Rexona e o Dover em aerosol; são bem suaves, não agride ninguém e não são tão caros. A Silvana prefere o Nívea, o Waldir o Rexona e eu o Dover!
Noêmia
Por isso que ela está há muito tempo com você; até desodorante ela ganha.
Hilda
Eu e o Waldir, já falamos com os nossos filhos que quando partirmos, uma parte da herança será da Silvana!
Noêmia
Cruzes, Hilda! Já está pensando em morte? Pois eu quero viver muito!
Narrador
Senhor Waldir aparece; cumprimenta Noêmia, fala alguma coisa e depois as deixa a sós.
Noêmia
O Waldir é tão tranquilo!
Hilda
Waldir é um amor de marido. É muito paciente para conviver com uma mulher agitada como eu!
Noêmia
Pois então, Hilda... Eu nunca mais fui à ginástica porque na última vez que lá estive, me ocorreu algo muito constrangedor... Nem sei como te dizer isso. Bem, quer dizer... Ai, que vergonha!
Hilda
Hum, a tortinha está mais gostosa hoje!... Conta logo Noêmia, desembucha!
Noêmia
É que teve uma hora, quando a gente estava se agachando, eu dei um...
Hilda
Deu o que, Noêmia?
Noêmia
Eu dei um flato! (307)

Nenhum comentário: