quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Página 39 do Livro: Histórias de Barth Júnior, etc

Rosângela
Espere senhora, não faça isso! Pode ir visitá-la. A dona se encontra no terceiro andar!
Juliana
Obrigada, tenha uma boa tarde!
Narrador
Juliana encontra Lindalva Gomes de Alvarenga, numa velha maca. Ela já a conhecia de vista.
Juliana
Boa tarde, Lindalva!
Lindalva
Hã, quem é? A senhora, é a mãe do Barth e do Marquinho, não é?
Juliana
Sim... Prometi ao seu filho Quíco, que viria visitá-la. E você já foi examinada?
Lindalva
Teve um pessoal acadêmico aqui... Eu sei que vou morrer! Eu escutei ontem a noite quando eles disseram que eu estava com AIDS em estado avançado... Eu estou muito preocupada com
os meus filhos! O pai deles está preso, e mesmo que estivesse solto, eu não iria querer ele para ficar com as crianças. Ele virou traficante de droga. Foi ele que me contaminou... Vai passar
uns anos no Bangu, isso se não morrer antes...
Juliana
E não tem ninguém, nenhum parente seu que possa ficar com seus filhos – mãe, pai, irmãos?
Lindalva
Eu fui criada em orfanato. Não conheci nem pai e nem mãe – e tampouco irmão. Uma vez apareceu uma tal de Dulce dizendo ser minha irmã, porém não tenho certeza... Por favor, cuide deles! Eles são bons e obedientes. Não deixe eles sofrerem como eu sofri. Eu sei que a senhora é muito boa!
Juliana
Mas não é tão simples assim. Isso precisa de tempo e de autorização de um juiz!
Lindalva
Eu não tenho muito tempo de vida...
Juliana
Aqui, eles cuidarão de você...
Lindalva
Eles não ligam para mendigos, principalmente quando são negros!
Juliana
Não diga isso, Lindalva. Eles...
Lindalva
Não adianta me enganar – a senhora sabe que eu estou certa. E agora, me ajude, por favor. a me levantar. Não se preocupe que apesar de morar na rua, sempre encontro uma água limpa
para tomar banho... Diariamente!
Narrador
Lindalva toca em Juliana, e surge-lhe uma visão.
Juliana
O que aconteceu, Lindalva? Você está se sentindo mal?
Lindalva
Por favor, arranje para mim, uma caneta e papel. Preciso escrever algo!
Narrador
Juliana consegue caneta e papel com uma atendente. Lindalva com dificuldade preenche a folha em branco e depois entrega a Juliana.                                                                                                      39

Nenhum comentário: